segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Canoa dobrada


Meu envolvimento com a Arte do Origami iniciou em 2001, quando comecei a lecionar a disciplina de Língua Portuguesa no 1º ao 5º ano; certa vez buscando material para fazer meu plano de aula, me deparei com um livro de capa vermelha com várias propostas de atividade com papel; dentre as propostas havia origamis, onde me encantei com a canoa. Aqui em Manaus nossas estradas são nossos rios e me identifiquei muito com esse Origami; depois consegui dobrar o sapo(tradicional que pula); a casa tridimensional, o tsuru; meu sobrinho Daniel me ajudou muito! Elaborei o projeto” Meu mundo é de papel” Meus alunos ficaram apaixonados pela disciplina de Língua Portuguesa. Consegui com as dobras tornar o aprendizado mais prazeroso, significativo, lúdico. Em 2007 ingressei no grupo Origami Manaus onde fiz grandes amigos: Ítalo, Claudia, Daniel, Wilson, Araguacy. Tornamos-nos uma família. Organizamos-nos e conseguimos viajar para Minas Gerais, onde participamos do Origami BH. Que Viajem fantástica! Pessoas que só conhecia pela Internet, ali unidas, entrelaçadas por mãos ansiosas para transformar o papel.  Em 2009 realizei o sonho de conhecer Tomoko Fuse no I Congresso Internacional Origami Latino Americano – Origami Bogotá; Foi uma experiência muito linda, além da Mestra Tomoko, tive a honra de conhecer Aldo Marcel. Elaborei outros projetos: Estimulando Talentos com Origami; Origami como estratégia de ensino e aprendizagem; participei de outros congressos nacionais e internacionais. Com a canoa de papel desdobrei lugares, construí sonhos; naveguei por rios de aventuras e encantamentos Hoje essa canoa irá me conduzir para um novo desafio: Pesquisa do Mestrado em Letras UEA. Por agora é só. Fiz uns versinhos para finalizar esse post. Abraços Dobradinhos!!!

 Canoa dobrada

Por que navegas assim?

Teu navegar é infinito

Assim como as águas do rio

Levas sonhos, por onde passas

E  nos seus vincos ficam marcados

O carinho, o amor, a amizade

Eternizados no banzeiro do rio

 



 

 

 


 
 

2 comentários:

  1. Eli,
    tá quase... o seu texto tem cerca de 240 palavras e é preciso ter no mínimo 300 para a tarefa estar cumprida.
    Por favor, quando terminar, não deixe de comentar no post correspondente do desafio, ok?

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Eli!
    será que vocé tem este artigo em portugues? : "Stimulating talents with origami art: experience with the project
    “Developing high abilities with Origami”.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir