segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Dinâmica da canoa dos sentimentos

Objetivo: favorecer integração e reflexão sobre os sentimentos e as relações humanas;
Materiais necessários:
Papel A4 ou quadrado 15x15;
Canetinhas coloridas;

Participantes:
20 ou no máximo 25;

confeccionar o origami da canoa http://www.origami-club.com/en/;

solicitar que todos escrevam de um lado da canoa algum sentimento negativo ou alguma característica que o participante considere negativa, exemplo: inveja, egoísmo, mesquinhez, raiva; após alguns minutos solicite que todos escrevam do outro lado da canoa sentimentos ou qualidades positivas como: amor, persistência, compreensão, alegria, etc...
Em seguida, todos devem fazer uma rodinha; o mediador deve cantar alguma música exemplo: A canoa virou , deixaram ela virar....; no decorrer da música todos devem passar a canoa (como na dinâmica do escravo de Jô); quando a música acabar (todos devem estar com uma canoa nas mãos) o mediador solicita que um dos participantes leia em voz alta a característica negativa que está escrita na sua canoa; em seguida o os demais do grupo deverão perceber na canoa que está na sua mão a característica que irá combater o sentimento negativo expresso pelo colega.
A dinâmica continua até todos poderem expressar seus sentimentos.
Essa postagem foi feita com todo carinho para todos que amam a arte do Origami em especial para meu amigo Daniel!Boas dobras! Beijo no coração!



Eu Giro o Mundo


Oi! também estou no projeto Eu Giro o Mundo! Espero imensamente conseguir cortar e dobrar as 60 peças.O único giramundo que consegui fazer teve a participação dos meus origamigos Daniel e Wilson. Ficou Lindo! É claro que o papel ajudou muitoooo!!Vejam o resultado:

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Desafio Floral Origami Globes

Em um dos nossos encontros "Origami Manaus" a Cau teve a idéia de fazermos o desafio Floral Origami Globes onde seriam sorteados alguns diagramas entre os membros do grupo, que deveriam fazer e ensinar a peça sorteada. Todos aceitaram (eu, Cau, Daniel, Wilson e João Paulo). E para a felicidade de todos dobramos algumas peças. Eis aqui o resultado espero que amem e dobrem!
Butterflies(60 peças)- Tomoko Fuse



Rhombic Patches(60 peças)- Tomoko Fuse

Presentes

Oi! Hoje vou mostrar alguns presentes que fiz com muito carinho!O primeiro é o kusudama Star Sear(60 peças) que foi presenteado ao meu amigo Turíbio

Os outros são: um cartão e o kusudama Butterflies(60 peças)- Tomoko Fuse que foram dados para meu Origamigo Wilson.O bom do presente é ter amigos para compartilhá-los. Beijão!!!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Dinâmica da caixinha surpresa

Essa atividade pode ser utilizada em qualquer nível de ensino ou faixa etária. O educador pode confeccionar a caixa com os alunos (ou confeccionar previamente).
MATERIAL:
A caixinha surpresa, tiras de papel, canetas, um aparelho de som e fitas cassete ou CDs;

ORGANIZAÇÃO:
Os alunos ficam em círculo, sentados ou em pé;

COMO BRINCAR:
Elabore tarefas com as crianças. Por exemplo: abraçar todos os colegas, cantar uma música, contar um causo. Escreva cada uma em uma tira de papel e ponha na caixinha, que deve ficar na mão de uma criança. Fique de costas para o círculo de alunos e coloque uma música. Enquanto isso, a caixinha passa de mão em mão. Quando você desligar ou abaixar o som, quem estiver com a caixinha sorteia um papel, diz seu nome e cumpre a tarefa que está escrita nele.

A atividade promove a interação do grupo além de ser uma ótima oportunidade para o professor conhecer um pouco mais seus alunos.
Beijo no coração e boas dobras!!!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Era uma vez...



Era uma vez assim vai começar a linda história que agora vocês irão contar .....

Desafio: olhem a cena e elaborem um história!!

È com muito carinho que dedico esses versos( minha primeira postagem) a todos que visitarem esse blog.

"Com o dobrar do papel
Aprendi com muita reflexão
Que as marcas que semeamos
Sejam elas vale ou montanha
Tal qual o papel que vincamos
Sempre existirão na memória
Das pessoas que amamos".

( ElI Neuza)
Beijo no coração!!!!!